A BUGRE® é a Empresa pioneira na fabricação de veículos especiais - buggy com design genuinamente brasileiro e com capital nacional. Tem suas raízes como construtora e preparadora de veículos de competição nos anos 60.
Estabelecida em meados de 1970 por seu fundador Francisco Cavalcante no bairro de Bonsucesso na cidade do Rio de Janeiro, fabricando veículos tipo buggy, quando estes se tornaram moda em todo o Brasil. O conceito, trazido da Califórnia (E.U.A.), com preços mais acessíveis do que os kits importados, dominou rapidamente o mercado brasileiro. Em 1980 a BUGRE® ampliou suas instalações, chegando a produzir em média 60 unidades/mês, totalmente montadas nas dependências da Empresa.
Em 1982, a BUGRE® ocupa o lugar privilegiado, junto às grandes montadoras, como fabricante de veículos nacionais.
Em 1991 a fábrica BUGRE® passa a ser administrada por Paulo Cavalcante, que herdou do pai a paixão pelo automobilismo. Com grande experiência em mecânica e design automobilístico deu continuidade ao segmento de mercado de veículos especiais, no qual a BUGRE® sempre marcou seu pioneirismo.
Antecipar tendências e visualizar oportunidades foram pontos fundamentais na tomada de decisão de transferir, em 2005, a Fábrica BUGRE® para o Município de Rio Bonito/RJ, sua sede desde então.
A Fábrica BUGRE® está localizada na RJ 124 / Via Lagos, principal acesso à Região dos Lagos e distante apenas 2 km da BR 101. As amplas instalações da Fábrica BUGRE® possibilitaram o aumento de sua produção e sua localização privilegiada facilitou o melhor atendimento a seus Clientes.
A BUGRE®, uma pequena empresa, trouxe grandes contribuições para a história do automobilismo carioca e para o mercado automobilístico nacional. Sua respeitabilidade foi conquistada e vem sendo mantida com perseverança, profissionalismo e criatividade.
BUGRE®, em atividade desde 1970, ininterruptamente, é a mais tradicional Fábrica de Veículos Especiais do Brasil.
Foto: BUGRE modelo I
Francisco Cavalcante
Francisco Cavalcante iniciou sua bem sucedida carreira no início dos anos 50.
Com o Curso de Sistemas Hidramáticos, conferido pela General Motors do Brasil, tornou-se o Responsável Técnico Geral (na maior retífica de motores do Rio de Janeiro na época - Mopema) pela montagem de Kits CKD (Completely Knocked Down), de sedans da marca Plymouth e de pick-ups e caminhões importados dos Estados Unidos.
No início dos anos 60 fundou a Servi-Volks, a primeira Oficina Especializada em veículos Volkswagen na cidade do Rio de Janeiro.
Em 1965, criou seu primeiro protótipo com mecânica VW, em chapa de aço e em perfil em “U” - um jipinho.
Entre 1967 e 1968, começou a participar de competições, montando e preparando um monoposto (Fórmula Vê 1200) equipado com motor VW 1200.
Foto: Francisco Cavalcante e José Carlos Caldas - 1965
Monoposto Fórmula Vê 1200
Em 1969 criou e preparou um veículo Classe Força Livre - Casquinha – a partir de uma carroceria original ano 1953 da VW alemã, rebaixada 25 cm, com agregados mecânicos suspensos em 15 cm, chegando a uma altura total de 1,20 m, rodas aro 15” e com motor VW 1600 CC. Este protótipo esportivo registrou o recorde extra oficial para veículos desta categoria no antigo Circuito de Jacarepaguá / RJ.
Em 1970, com toda experiência adquirida, Francisco Cavalcante fundou a BUGRE®, lançando seu primeiro modelo, o BUGRE I.
Nos anos subsequentes foram criados os modelos BUGRE SS (1971) e o BUGRE II (1972). O BUGRE SS saia da linha tradicional dos buggies: um pequeno conversível com ar de carro esportivo.
Ainda em 1972, idealizou o protótipo do BUGRE M150. Este veículo participou de algumas competições realizadas no Autódromo de Jacarepaguá e foi o Campeão Carioca de Automobilismo em 1972 e Bi Campeão em 1973. Este protótipo BUGRE M150 foi exposto em novembro de 1972, no Estádio de Remo da Lagoa no Rio de Janeiro, no evento comemorativo do 1º Título de Emerson Fittipaldi na F-1: “Fittipaldi Motor Show”
Foto: Francisco Cavalcante e Emerson Fittipaldi - 1972
Protótipo do modelo BUGRE M150 exposto no “Fittipaldi Motor Show”
Somente em 1974 o BUGRE M150 foi lançado no mercado com algumas modificações no projeto inicial.
Em 1977, Francisco Cavalcante concebeu o protótipo de um modelo de curta distância entre eixos, com limite para duas pessoas. Este protótipo não foi comercializado, mas chegou a ser batizado carinhosamente de BUGRINHO.
A família BUGRE® crescia, lançando em 1978 o modelo BUGRE III.
Em 1978, Francisco Cavalcante contou com a colaboração direta de Paulo Cavalcante na preparação do protótipo Passat TS 1600 para competições da Divisão I, além de desenvolver motores a gasolina e a álcool.
Foto: Francisco Cavalcante e Paulo Cavalcante - 1978
Passat TS 1600
Em 1979, desenvolveu mais um projeto grandioso, criou um Motor-Home sobre mecânica Mercedes-Bens (608 D) para fins de turismo. O projeto foi concluído mas não foi produzido em série.
Acompanhando a tendência Off-Road, Francisco Cavalcante criou o modelo BUGRE FC-15. Sua criação e confecção, teve início em 1976, sendo lançado na Feira do Automóvel a Álcool em novembro de 1983 e rapidamente se tornou um sucesso de vendas, sendo adquirido por empresas e particulares para as mais diversas finalidades.